DIA 4
9h - Abertura da secretaria
9h30 - Início do credenciamento
Parte I
10h00 - 12h30 - Sessão oficial de Abertura e Plenária [Sala 213]
10h00 - 10h15 – Solenidade de abertura do Fórum
10h15 – 10h30 – Explanação do objetivo do Fórum
10h30 - 12h15 - Mesa Redonda
Temas: Cidadania, inclusão social e acumulação de capital cultural
Apresentações:
1. Inclusão social e cidadania (Profa. Shigueyo MIZOGUCHI) 10:30-10:45
2. Acumulação de capital cultural, introdução sobre o momento socio-político a respeito das Free schools e escolas alternativas (Prof. Daisuke ONUKI)10:45-11:00
3. Representante do movimento das escolas alternativas e Free schools (Prof. Keiko OKUCHI)
11h00-12h00
12h00 - 12h15 – Perguntas e Respostas
Considerações importantes:
1. 120 anos de amizade Brasil-Japão e 25 anos de migração de brasileiros ao Japão
2. Contexto brasileiro: aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) em 2014 para os próximos 10 anos. Pensar na educação de brasileiros no Japão no período de 2014-2024. Que propostas as escolas brasileiras oferecerão pensando no contexto de crescimento da segunda geração no Japão?
3. Contexto japonês: momento socio-político de tentar incluir as escolas alternativas dentro do sistema escolar japonês. Necessidade de inclusão das crianças estrangeiras garantindo o direito à educação e qual o papel das escolas brasileiras nesse contexto
12h15 - 13h30 - Almoço
Opções:
1. Obento brasileiro ou verificar a possibilidade de entrarem caminhões para vender lanche;
2. Refeição japonesa no restaurante do local (550 ienes);
3. Cada um trazer seu almoço e fazer um grande piquenique no parque ao lado.
Parte II
13h30 - 15h30 - Mesas de discussão
Mesa 1: Grupo de Jovens [Sala 213]
Tema: A inclusão social do jovem brasileiro na sociedade japonesa
Coordenador: Alvaro KANASIRO
Relator: Alvaro KANASIRO
Mesa 2: Escola japonesa, tradutores e intérpretes [Sala 207]
Tema: O papel do tradutor e seus desafios nas escolas japonesas
Coordenador: Emilia TAMADA
Relator: Maria Emília MATSUNO
Mesa 3: Free schools e escolas alternativas [Sala 206]
Tema: Inclusão das escolas brasileiras no contexto socio-político-econômico japonês
Coordenador: Daisuke ONUKI e Shigueyo MIZOGUCHI
Relator: Ana BORTZ
Mesa 4: Formação continuada [Sala 211]
Tema: Educação Inclusiva
Coordenador: Cristina FUJIHARA
Relator: Cristina FUJIHARA
Mesa 5: Pais e responsáveis [Sala 213]
Tema: Planejamento escolar, custos escolares com a educação no Japão desde a educação infantil até o nível superior
Coordenador: Edna Akemi Kachiyama SAKAI
Relator: Lucia OKUMURA
Mesa 6: Atividades lúdicas e educativas para as crianças [Sala 209 e Sala para Atividades Artesanais]
Coordenador: Luzia TANAKA
15h30 - 15h45 Intervalo
Parte III
15h45 - 18h00 - Plenária e Encerramento [Sala 213]
15h45 - 17h45 - Apresentação das conclusões das mesas (1 a 5)
17h45 - 18h00 Deslocamento para o local de confraternização
18h00 - 19h00 - Encerramento e confraternização
DIA 5
9h - Abertura da secretaria
9h30 - Início do credenciamento
Parte I
10h00 - 12h00 - Plenária, Palestras e debate [Sala 213]
10h00 - 10h20 – Plenária: Resumo do dia 4 e explanação sobre os objetivos do Fórum
10h20 - 10h30 – Deslocamento para as palestras e debate
10h30 - 12h15 - Palestras e debate [Sala 213 e Sala 211]
10h30 - 11h30 - Palestra
Opções:
1. Educação Inclusiva (15 minutos para cada apresentação) - [Sala 213]
Palestrantes: Bianca Emy YAMADA (Psicóloga - Consulado de Tóquio e SABJA)
Cristina FUJIHARA (Educadora)
Lucia OKUMURA (Família)
Yoshiko OGATA (Associação Autismo Vencendo Preconceito - AAVP)
2. Desenvolvimento da criança e repensando a importância da educação infantil - [Sala 211]
Palestrante: Shigueyo MIZOGUCHI
11h30 - 12h15 - Debate
12h15 - 13h15 - Almoço
Opções de almoço:
9h - Abertura da secretaria
9h30 - Início do credenciamento
Parte I
10h00 - 12h30 - Sessão oficial de Abertura e Plenária [Sala 213]
10h00 - 10h15 – Solenidade de abertura do Fórum
10h15 – 10h30 – Explanação do objetivo do Fórum
10h30 - 12h15 - Mesa Redonda
Temas: Cidadania, inclusão social e acumulação de capital cultural
Apresentações:
1. Inclusão social e cidadania (Profa. Shigueyo MIZOGUCHI) 10:30-10:45
2. Acumulação de capital cultural, introdução sobre o momento socio-político a respeito das Free schools e escolas alternativas (Prof. Daisuke ONUKI)10:45-11:00
3. Representante do movimento das escolas alternativas e Free schools (Prof. Keiko OKUCHI)
11h00-12h00
12h00 - 12h15 – Perguntas e Respostas
Considerações importantes:
1. 120 anos de amizade Brasil-Japão e 25 anos de migração de brasileiros ao Japão
2. Contexto brasileiro: aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) em 2014 para os próximos 10 anos. Pensar na educação de brasileiros no Japão no período de 2014-2024. Que propostas as escolas brasileiras oferecerão pensando no contexto de crescimento da segunda geração no Japão?
3. Contexto japonês: momento socio-político de tentar incluir as escolas alternativas dentro do sistema escolar japonês. Necessidade de inclusão das crianças estrangeiras garantindo o direito à educação e qual o papel das escolas brasileiras nesse contexto
12h15 - 13h30 - Almoço
Opções:
1. Obento brasileiro ou verificar a possibilidade de entrarem caminhões para vender lanche;
2. Refeição japonesa no restaurante do local (550 ienes);
3. Cada um trazer seu almoço e fazer um grande piquenique no parque ao lado.
Parte II
13h30 - 15h30 - Mesas de discussão
Mesa 1: Grupo de Jovens [Sala 213]
Tema: A inclusão social do jovem brasileiro na sociedade japonesa
Coordenador: Alvaro KANASIRO
Relator: Alvaro KANASIRO
Mesa 2: Escola japonesa, tradutores e intérpretes [Sala 207]
Tema: O papel do tradutor e seus desafios nas escolas japonesas
Coordenador: Emilia TAMADA
Relator: Maria Emília MATSUNO
Mesa 3: Free schools e escolas alternativas [Sala 206]
Tema: Inclusão das escolas brasileiras no contexto socio-político-econômico japonês
Coordenador: Daisuke ONUKI e Shigueyo MIZOGUCHI
Relator: Ana BORTZ
Mesa 4: Formação continuada [Sala 211]
Tema: Educação Inclusiva
Coordenador: Cristina FUJIHARA
Relator: Cristina FUJIHARA
Mesa 5: Pais e responsáveis [Sala 213]
Tema: Planejamento escolar, custos escolares com a educação no Japão desde a educação infantil até o nível superior
Coordenador: Edna Akemi Kachiyama SAKAI
Relator: Lucia OKUMURA
Mesa 6: Atividades lúdicas e educativas para as crianças [Sala 209 e Sala para Atividades Artesanais]
Coordenador: Luzia TANAKA
15h30 - 15h45 Intervalo
Parte III
15h45 - 18h00 - Plenária e Encerramento [Sala 213]
15h45 - 17h45 - Apresentação das conclusões das mesas (1 a 5)
17h45 - 18h00 Deslocamento para o local de confraternização
18h00 - 19h00 - Encerramento e confraternização
DIA 5
9h - Abertura da secretaria
9h30 - Início do credenciamento
Parte I
10h00 - 12h00 - Plenária, Palestras e debate [Sala 213]
10h00 - 10h20 – Plenária: Resumo do dia 4 e explanação sobre os objetivos do Fórum
10h20 - 10h30 – Deslocamento para as palestras e debate
10h30 - 12h15 - Palestras e debate [Sala 213 e Sala 211]
10h30 - 11h30 - Palestra
Opções:
1. Educação Inclusiva (15 minutos para cada apresentação) - [Sala 213]
Palestrantes: Bianca Emy YAMADA (Psicóloga - Consulado de Tóquio e SABJA)
Cristina FUJIHARA (Educadora)
Lucia OKUMURA (Família)
Yoshiko OGATA (Associação Autismo Vencendo Preconceito - AAVP)
2. Desenvolvimento da criança e repensando a importância da educação infantil - [Sala 211]
Palestrante: Shigueyo MIZOGUCHI
11h30 - 12h15 - Debate
12h15 - 13h15 - Almoço
Opções de almoço:
1. Obento brasileiro ou verificar a possibilidade de entrarem caminhões para vender lanche;
2. Refeição japonesa no restaurante do local (550 ienes);
3. Cada um trazer seu almoço e fazer um grande piquenique no parque ao lado.
Parte II
13h15 - 15h15 - Mesas de discussões
Mesa 1: Grupo de Jovens [Sala 203]
Tema: Oficina de colagem
Coordenador: Alvaro KANASIRO
Relator: Alvaro KANASIRO
Mesa 2: Português como Língua de Herança [Sala 207]
Tema: A importância da língua de herança
Coordenador: Luzia TANAKA
Relator: Emilia TAMADA
Mesa 3: Free schools e escolas alternativas [Sala 206]
Tema: Questões relacionadas ao Plano Nacional de Educação (PNE) e Free schools
Coordenador: Daisuke ONUKI e Shigueyo MIZOGUCHI
Relator: Ana BORTZ
Mesa 4: Formação continuada [Sala 211]
Tema: Educação Inclusiva
Coordenador: Cristina FUJIHARA
Relator: Cristina FUJIHARA
Mesa 5: Pais e responsáveis [Sala 213]
Tema: Planejamento escolar
Explanações sobre subsídios existentes e responder dúvidas
Coordenador: Edna Akemi Kachiyama SAKAI
Relator: Lucia OKUMURA
Mesa 6: Atividades lúdicas e educativas para as crianças [Sala para Atividades Artesanais]
Coordenador: Luzia TANAKA
Mesa 7: Encontro de famílias com crianças autistas [Sala 209]
Coordenador: Fabiana AKUTAGAWA e Yoshiko OGATA
15h15 - 15h30 Intervalo
Parte III
15h30 - 17h30 - Plenária geral e Encerramento [Sala 213]
Coordenador:
Relator: Alvaro Kanasiro
Mestre de cerimônia: Miguel Kamiuntem
Parte II
13h15 - 15h15 - Mesas de discussões
Mesa 1: Grupo de Jovens [Sala 203]
Tema: Oficina de colagem
Coordenador: Alvaro KANASIRO
Relator: Alvaro KANASIRO
Mesa 2: Português como Língua de Herança [Sala 207]
Tema: A importância da língua de herança
Coordenador: Luzia TANAKA
Relator: Emilia TAMADA
Mesa 3: Free schools e escolas alternativas [Sala 206]
Tema: Questões relacionadas ao Plano Nacional de Educação (PNE) e Free schools
Coordenador: Daisuke ONUKI e Shigueyo MIZOGUCHI
Relator: Ana BORTZ
Mesa 4: Formação continuada [Sala 211]
Tema: Educação Inclusiva
Coordenador: Cristina FUJIHARA
Relator: Cristina FUJIHARA
Mesa 5: Pais e responsáveis [Sala 213]
Tema: Planejamento escolar
Explanações sobre subsídios existentes e responder dúvidas
Coordenador: Edna Akemi Kachiyama SAKAI
Relator: Lucia OKUMURA
Mesa 6: Atividades lúdicas e educativas para as crianças [Sala para Atividades Artesanais]
Coordenador: Luzia TANAKA
Mesa 7: Encontro de famílias com crianças autistas [Sala 209]
Coordenador: Fabiana AKUTAGAWA e Yoshiko OGATA
15h15 - 15h30 Intervalo
Parte III
15h30 - 17h30 - Plenária geral e Encerramento [Sala 213]
Coordenador:
Relator: Alvaro Kanasiro
Mestre de cerimônia: Miguel Kamiuntem
Nenhum comentário:
Postar um comentário